Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
ascensao.jpg

NOTA DE FALECIMENTO DO PROF. DR. JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO  

É com muito pesar que o GEDAI recebeu a notícia do falecimento do nosso querido Professor José de Oliveira Ascensão no dia 06 de março de 2022, em Lisboa, Portugal.

O Professor Dr. José de Oliveira Ascensão nasceu em Luanda, 1932, foi o mais renomado professor e jurisconsulto luso-brasileiro. Licenciou-se em Direito, em 1955, e doutorou-se em Ciências Histórico-Jurídicas, em 1962, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi Professor catedrático da Faculdade, no Brasil, foi professor de Direito da Universidade de Pernambuco na década de setenta.

Grande intelectual, construiu sólida carreira ao longo das décadas de sua profícua produção acadêmica, principalmente escrevendo obras de referências na área da Teoria do Direito e do Direito Autoral, publicou centenas de artigos em revistas especializadas no mundo inteiro.

O nosso querido Professor Ascensão é membro do GEDAI tendo participado desde a criação do nosso grupo, como integrante ativo e de uma generosidade intelectual incomparável sempre compartilhou seus ensinamentos, incansável no estudo e pela renovação dos Direitos Autorais, sempre esteve no centro do debate dos pontos mais polêmicos relativos a Propriedade Intelectual, inspirando profissionais, estudantes e acadêmicos.

HOMENAGEM AO QUERIDO PROFESSOR DR. JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO diante da imensurável perda, a partir de agora ele será Membro Honorário do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial –  GEDAI, por toda a sua contribuição ao longo dos anos desde a criação do nosso grupo, ressaltando sua participação intensa nos cursos, seminários, congressos e publicações que realizamos em todos esses anos.

O GEDAI também gostaria de apresentar aos familiares votos de solidariedade e os mais profundos sentimentos.

Este post tem 4 comentários

  1. Una gran pérdida. Nos deja un riquísimo legado intelectual. Saludos a sus tantos amigos y a su familia.

  2. Delia Lipszyc

    Qué triste noticia! Fue un gran profesor y una magnífica persona. De enorme predicamento en su país y más allá. En 2002, con su querida esposa María Tereza, nos llevó a Carlos Villalba y a mi a conocer su universidad, la universidad de Coimbra, en un paseo maravilloso. Y tantos otros recuerdos … Abrazos a su familia!

  3. Antônio Mário

    Meu nome é Antônio Mário. Sou desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Fui aluno do professor Ascensão no curso de mestrado da Universidade de Lisboa, em 2004/2005. Tive o privilégio de gozar da amizade dele e o recebi aqui no Brasil por diversas vezes. Eu e minha esposa estamos extremamente entristecidos com o falecimento do grande jurista e amigo. Desejo muita força à família enlutada. Antônio Mário.

  4. DURVAL PACE

    Grande perda para o Direito Autoral luso e brasileiro.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter: