Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

GEDAI representará a comunidade acadêmica no Comitê Gestor da Internet Brasil – CGI.br

O GEDAI através de seu coordenador Prof. Dr. Marcos Wachowicz, foi indicado pela pela Comunidade Científica e Tecnológica, para composição da Câmara de Segurança e Direitos na Internet do CGI.br, que é coordenada pelo conselheiro Percival Henriques. Acompanharão também a conselheira Laura Tresca e o conselheiro Rosauro Baretta.

O CGI.br se constitui como um modelo multissetorial, pautando-se pela busca de consenso ao “estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil”, atribuição constante do Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003. Neste processo de construção de consenso destaca-se, sempre bom lembrar, a Declaração de Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil <https://www.cgi.br/resolucoes/documento/2009/003/>

O CGI.br nessa perspectiva criou quatro Câmaras Multissetoriais com o intuito de reunir diferentes percepções de escopos temáticos precisos, esperando não apenas obter subsídios nos debates, mas também fomentar um espaço multissetorial de diálogo desses temas.

Na primeira reunião de instalação da Câmara de Segurança e Direitos na Internet do CGI.br que foi realizada no dia 22 de setembro de 2021, se estabeleceu as metas e planejamento para os trabalhos que serão realizados dentro do cronograma 2021/22.

A agenda aponta temas na área Segurança e dos Direitos na Internet. A primeira, no tocante à Segurança Cibernética, que englobam Segurança e Defesa Cibernética, além da Segurança de Informação e Comunicações.  A segunda, aos na área do Direito englobam questões de Direitos Difusos no espaço cibernético, criança e adolescente, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados Pessoais, Liberdade de Expressão e observatório do processo legislativo.

Com isso, o GEDAI com muita satisfação e orgulho, representando no CGI.br a comunidade acadêmica nacional, participará ativamente no acompanhamento do espaço mais importante no país para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil.

Deixe um comentário