Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

II Forum GEDAI – ITS sobre MEMES e DIREITO AUTORAL

No dia 16 de agosto, às 18 horas, será realizado o II Fórum GEDAI─ITS-Rio, organizado pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).

O II Fórum GEDAI─ITS-Rio pretende analisar os novos contornos dos direitos de propriedade intelectual em face das novas linguagens da cultura digital, tomando como objeto de discussão os memes de Internet. Afinal, pode-se dizer que os memes possuem a figura de um autor? Como esses processos de criação coletiva podem ser enquadrados nos contornos clássicos do direito autoral?

Essas e outras perguntas serão o ponto de partida para nossa discussão. Com a mediação do Prof. Marcos Wachowicz, contaremos com a ilustre presença de três convidados para a segunda edição do Fórum.

O Prof. Viktor Chagas, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), irá elucidar o conceito de memes de Internet a partir de sua extensa pesquisa no tema. O Prof. Sérgio Branco, do ITS-Rio, trará reflexões sobre o direito autoral neste novo contexto da cultura digital. Também contaremos com as reflexões do Prof. Pedro de Perdigão Lana, do GEDAI/UFPR, para somar à nossa discussão.

Inscrições gratuitas pelo link:

https://forms.gle/QwrhQRD4k3Vw4rQf8

O evento será transmitido ao vivo no canal do GEDAI no Youtube:

https://youtube.com/GEDAI-UFPR

Fórum (metodologia das exposições e debates)

No Fórum todos os expositores durante sua fala expressarão a sua opinião de forma aberta e independente. Cada expositor terá até 20 (vinte) minutos para apresentar suas idéias e seus argumentos.

A intervenção dos participantes inscritos para o Fórum no canal do YouTube está assegurada, com perguntas e opiniões, que serão coletadas por escrito durante todo o transcorrer do evento e repassadas para o moderador.

No fórum, as apresentações dos expositores suas opiniões e os diversos pontos de vistas servem de incentivo para o manifestação e posicionamento da plateia, que pelo Canal do YouTube poderá manifestar emitindo suas opiniões, ideias e teorias, para assim cada vez mais ampliar o debate.

Deixe um comentário