Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Abertura dos Dados e Informações Científicas para enfrentamento da pandemia da COVID-19

UNIVERSIDADES FEDERAIS no enfrentamento da pandemia da COVID-19.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES)  criou plataforma on line  (http://www.andifes.org.br/), que proporciona que milhões de brasileiros tenham acesso às iniciativas em desenvolvimento em Universidades e Institutos Federais nas ações de pesquisa para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O GEDAI ao mesmo tempo que elogia a iniciativa salienta que a abertura de todos os dados e informações  contidos na plataforma criada pela ANDIFES são de fundamental importância para acelerar as pesquisas e estratégias de combate a COVID-19, criando efetivamente uma Rede de Inovação Aberta.

Sem dúvida o esforço das UNIVERSIDADES FEDERAIS no combate a COVID-19 que vão auxiliar o combate à pandemia da coronavírus, como também, na tomada de política decisões políticas com base em dados científicos colhidos em tempo real no transcorrer da crise sanitária.

No levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) junto a 46 instituições que responderam a uma pesquisa. Ao todo, o país tem 67 instituições federais. A ANDIFES detectou a existência de grupos de pesquisa 823 realizando estudos sobre a COVID-19 que objetivam em sua maioria a produção de medicamentos, vacinas e equipamentos, tais como respiradores e novos testes do coronavírus.

Em parceria com universidades, o Ministério da Educação (MEC) criou um portal para monitorar o funcionamento e as principais ações das universidades, dos institutos federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II durante a pandemia do novo coronavírus. A atualização do painel é feita pelas próprias instituições como declara a ANDIFES.

O segundo a ANDIFES objetivo é verificar em tempo real as redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal para saber onde e como o governo pode agir de maneira mais efetiva, sempre em conjunto com os entes federativos, entidades representativas e as próprias instituições.

Fonte ANDIFES. Maiores informações no próprio link da ANDIFES:

http://www.andifes.org.br/

O GEDAI enquanto grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná, também vem contribuir com o esforço, produzindo estudos jurídicos das novas tecnologias utilizadas para o combate da COVID-19, bem como buscando, a forma de tutela jurídica adequada da Propriedade Intelectual e da Proteção de Dados. Tudo para contribuir nas estratégias e políticas públicas de enfrentamento, focando suas pesquisas na crise sanitária, na proteção de dados, nas políticas de gestão de propriedade intelectual, nas novas formas de licenciamento.

O GEDAI  apoia a abertura de todos dados e informações científicas da plataforma criada pela ANDIFES para acelerar as pesquisas e estratégias de combate a COVID-19.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu
pt_BR
en_US pt_BR