Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Plágio na Pesquisa Acadêmica: Aspectos Atuais

A Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-BA realizará dia 23 de julho às 17hs uma live organizada pelo Prof. Dr. Rodrigo Moraes com o Prof. Dr. Marcos Wachowicz sobre PLÁGIO NA PESQUISA ACADÊMICA: Aspectos Atuais pelo Instagram https://www.instagram.com/p/CCt7QcehByy/?igshid=1np4lm8tkd212

Com as facilidades no acesso à informação e difusão do conhecimento científico no meio acadêmico tem se percebido o aumento de casos incompatíveis provenientes do acesso à internet e da cópia de material em formato digital produzido por outra pessoa, cuja apropriação sem menção do nome do verdadeiro autor caracteriza a ocorrência de plágio na pesquisa e nos trabalhos publicados.

A internet possibilita inúmeras possibilidades de acesso e reprodução, porém a mera cópia de qualquer texto ou imagem sem atribuição de autoria é PLÁGIO e tal prática é repudiada pela comunidade científica, devendo ser combatida no meio acadêmico, sendo necessário que sejam desenvolvidas ações, normas e regulamentos, treinamentos e seminários para conscientização dos efeitos nefastos que a prática reiterada causa no meio universitário.

O plágio é uma forma de violação ao direito autoral do autor da obra, sendo considerado crime no Brasil, conforme previsto pela Lei 9.610/98, além de tipificado no artigo 184 do Código Penal, que impõe a pena de três meses a um ano de prisão, ou multa, uma vez que ferem os direitos morais e patrimoniais do legítimo autor da obra.

O plágio é mais que uma mera reprodução de uma obra protegida pelo direito autoral, é a subtração da autoria da obra, na qual o usurpador apresenta como sendo de sua autoria uma obra de terceiros.

No evento serão abordados os vário típos de Plágios Acadêmicos inclusive a questão do Auto Plágio que é objeto da pesquisa  realizada e publicada no livro disponível gratuitamente no link:  https://www.gedai.com.br/plagio-academico/

 

Este post tem um comentário

  1. DEBORA ALESSANDRA PETER

    ficou gravado. Se sim, onde posso assistir?

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu