Pedro Lana lança livro sobre Inteligência Artificial e Domínio Público

A obra de Pedro de Perdigão Lana pesquisador do GEDAI sobre “A Autoria das Obras Autonomamente Geradas por Inteligência Artiicial e o Domínio Público”, úblicada pela editora Almedina, trata-se de uma relevante pesquisa que agora está publicada em livro. Uma obra com profundidade de análise e com um pensamento jurídico inovador, que por certo se tornará uma grande referência na área do direito.

A autoria de obras geradas sem contribuição criativa humana direta levanta dúvidas para além da dogmática jurídica imediata, exigindo uma investigação sobre tecnologia e direito que deve buscar ter sempre o ser humano como foco. A presente obra parte dos pilares fundamentais do Direito de Autor e prioriza a perspectiva do interesse público, recordando que a regulação da inteligência artificial depende de um olhar que esteja igualmente voltado para o futuro e para o passado.

Fruto da dissertação de mestrado do Autor, concluída no ano de 2020 e agora publicada como parte do Prémio da APDI Prof. Dr. José de Oliveira Ascensão, espera-se que o leitor encontre aqui contribuições valiosas para uma discussão que permanece largamente em disputa na doutrina e em espaços de políticas públicas.

O livro pode ser adquirido no link:

Deixe um comentário