Dia Internacional da Propriedade Intelectual e o papel da Universidade Pública é comemorado na UFPR

O Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará um evento para celebrar o Dia Internacional da Propriedade Intelectual nos dias 26 e 27 de abril, tendo como temática o papel e a função das Universidades na produção do conhecimento e inovação tecnológia.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), fixou anualmente o dia 26 de abril em comemoração a Propriedade Intelectual.

Pensando sempre na produção do conhecimento nas Universidades Públicas,  na valorização das inovações e na tutela da Propriedade Intelectual realizar-se-ão duas mesas redondas com as seguintes temátcias:

Data:

26 de abril de 2019

Credenciamento – 18:30hs

Mesa Redonda: – 19hs

Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica: desafios para Universidade

As Universidades Públicas possuem um papel importantíssimo para a promoção e desenvolvimento tecnológico no país e são as grandes responsáveis pela produção científica brasileira. Das 20 instituições brasileiras com as maiores produções, 15 são universidades federais e cinco estaduais. A UFPR aparece em oitavo lugar no ranking nacional. É de fundamental importância entender o processo de inovação tecnologica e como a Universidade se prepara para os novos desafios de tutelar os bens intelectuais por ela produzidos.

Participantes:

Cleverson Renan da Cunha;

Fabrício R. de L. Tomio;

Paulo da Cunha Lana; e

Victor Pelaez

Data:

27 de abril de 2019

Credenciamento – 9:30hs

Mesa Redonda – 10hs

A Universidade e o seu papel na Produção do Conhecimento e no combate ao Plágio Acadêmico

A produção e as possíbilidades de uso e de licenciamento dos conhecimentos científicos gerados pelas Universidades Públicas para alcançar a toda sociedade, bem como, uma compreensão ampla do fenômeno do Plágio no meio acadêmico, para coibir a ocorrência do plágio em artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos de pesquisa, são desafios para a tutela jurídica adequada dos Direitos Autorais nas instituições de ensino.

Participantes:

Lukas Ruthes Gonçalves;

Marcos Wachowicz e

Sérgio Staut Jr

Local:

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Faculdade de Direito – Praça Santos Andrade, 50 – sala 200

Evento gratuito – Inscrições aqui

o evento será transmitido pela internet, em nosso Canal no Youtube

www.gedai.com.br

1 Comentário

  1. danieli alves

    Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhe o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *