Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

I Seminário Integrado de Direito e Inovação

O I Seminário Integrado de Direito e Inovação – SIDI será realizado on line no dia 22 de junho em dois horários, das 10h às 12h e das 17h às 19h, abordando questões atuais:

Quais as conexões do Direito com a tecnologia?

Quais os reflexos jurídicos das inovações tecnológicas?

Como se coletar materiais de leitura e delimitar as temáticas de pesquisa na área?

São perguntas centrais nos estudos do Direito da Propriedade Intelectual, afinal quando falamos as palavras “Direito e Inovação” a ideia de modernidade, de avanços, de futuro e de novos paradigmas para a Ciências Jurídicas são temas integrados.

O Direito, enquanto ciência, precisa compreender os novos ambientes tecnológicos e suas inovações para poder conceber soluções para situações sociais futuras.

A importância da realização do primeiro Seminário Integrado de Direito e Inovação – SIDI está em reunir num só espaço todas as discussões, debates e pesquisas jurídicas realizadas pelos grupos de pesquisas da região metropolitana de Curitiba – RMC formando uma rede de pesquisadores.

Após seu adiamento, agora se realizará de modo online o I Seminário Integrado de Direito e Inovação (SIDI), organizado pelo Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), que congregará os principais grupos de estudos na área do Direito da Propriedade Intelectual e Inovação da RMC e terá como enfoque apresentar as principais pesquisas realizadas pelos professores dessas faculdades na área de direito, inovação e tecnologia, bem como a metodologia utilizada por esses pesquisadores para a obtenção de fontes e dados.

O evento visa fortalecer a rede de pesquisa nos aspectos inovadores do direito das faculdades de Curitiba e dar mais visibilidade aos eventos realizados pelas instituições nessa área. Seu fim é o de estimular o conhecimento de temas relacionados a Direito e Inovação no ambiente acadêmico e na comunidade, proporcionando aos participantes uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos envolvidos no tema.

O I SIDI será realizado online no dia 22 de junho em dois horários, das 10h às 12h e das 17h às 19h. A lista de participantes do evento pode ser encontrada abaixo:

Horário das 10h às 12h – Mediação Prof. Me Lukas Ruthes GonçalvesUFPR

  • Prof. Dr. Victor Manoel Pelaez Alvarez, vinculado à UFPR –Revoluções Industriais e Propriedade Intelectual
  • Prof. Dr. Marcos Wachowicz, vinculado à UFPR – Produção do conhecimento científico e inovação tecnológica nas Universidades
  • Profa. Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas, professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR – Como as pesquisas surgem? Metodologia e Revisão Sistemática de Literatura em Direito e Tecnologia
  • Prof. Dr. Eduardo Oliveira Agustinho, vinculado à PUCPR – Contratos nos modelos de negócios Abertos baseado nos trabalhos do Henry Chesbrough

Horário das 17h às 19h – Mediação Prof. Me. Pedro de Perdigão LanaUniversidade de Coimbra

  • Prof. Me. Luca Schirru, vinculado à UNIVERSIDADE POSITIVO – Questões metodológicas e interdisciplinaridade na pesquisa de inteligência artificial e direito autoral, apresentando as ações promovidas na Universidade Positivo
  • Prof. Dr. Charles Emmanuel Parchen, vinculado à UNICURITIBA – Livre arbítrio e algoritmos nas redes sociais.
  • Profa. Dra. Edna Torres Felício, vinculada à UNICURITIBA – Estratégias do grupo do Grupo de Pesquisa Democracia e Novas Tecnologias para a definição de temas de pesquisa.
  • Prof. Me. Fernando Schumak, vinculado à FAE – Jurimetria dos processos da Vara de Fazenda Pública de São José dos Pinhais/PR dos anos de 2012 a 2019.

Interessados no evento poderão fazer a partir desse link: https://forms.gle/TZVgvojTTnwzBbfk6.

Contamos com a presença de todos.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu
pt_BR
en_US pt_BR