Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

GEDAI seleciona novos Pesquisadores

Aberta Seleção 2020/21 para pesquisadores.

Venha integrar o GEDAI e participar de todas as nossas atividades de pesquisa.

Voce que já é formado poderá se candidatar para integrar nosso grupo de pesquisa pesquisas nas áreas de Direito da Propriedade Intelectual e novas Tecnologias.

As inscrições estão abertas e essa é a oportunidade!

CRONOGRAMA GERAL:

Abertura do prazo de inscrição:  2 de abril de 2020

Encerramento das inscrições candidaturas:  30 de abril de 2019

Divulgação dos resultados / canditatos selecionados:  10 de maio de 2020

Início das atividades: 20 de maio de 2020

 

REUNIÕES/ORIENTAÇÕES COM OS PESQUISADORES QUE RESIDAM FORA DE CURITIBA: Informamos para os candidatos que residam fora de Curitiba que as reuniões/orientações serão realizadas através de skype durante o transcorrer do ano, porém os Workshops que serão realizados em Curitiba nos dias 3 a 7 de novembro de 2020, estamos com a previsão que serão presenciais.

 

PROJETO DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa devem detalhar e  buscar aderencia nas seguintes linhas de pesquisa:

Propriedade Intelectual – Inovação e Conhecimento: analisar a tutela jurídica dos novos bens intelectuais advindos da nova Tecnologia da Informação com vistas ao desenvolvimento socioeconômico que promova inovação, inclusão tecnológica e difusão do conhecimento.

Direito Autoral: Direitos Fundamentais e Diversidade Cultural: compreender os efeitos do direito fundamental à cultura sobre os limites do direitos autorais; a proteção e circulação da produção cultural desenvolvida nas instituições públicas; os papéis da cidadania cultural no processo de inclusão social; a função do Estado em matéria cultural, as políticas públicas de cultura e a regulamentação jurídica dos direitos culturais.

Economia Criativa: Propriedade Intelectual e Desenvolvimento – estudar o Direito Autoral enquanto instrumento jurídico capaz de servir como marco regulatório para a formulação de políticas públicas a fim de fortalecer as indústrias criativas e dinâmicas, com vista a uma Economia Criativa sustentável para o país.

Regime Internacional de Propriedade Intelectual: Tratados e Organizações Internacionais (OMC, OMPI e UNESCO) – avaliar o Sistema Internacional de Tutela da Propriedade Intelectual face a revolução tecnológica da informação, das novas formas de comunicação, de expressão, de produção de bens intelectuais e como as novas redes sociais na Internet possibilitam a socialização do conhecimento.

Sociedade da Informação: Democracia e Inclusão Tecnológica – analisar as novas formas de criação de bens intelectuais (obras colaborativas), de transformação criativa (samplers), de distribuição/compartilhamento advindas das redes sociais (P2P), e a socialização do conhecimento enquanto paradigma da cultura digital sobre a regulamentação dos diretos autorais.

Direitos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s):identificar o conteúdo da proteção jurídica e o alcance da circulação da produção cultural desenvolvida nas instituições públicas e do regime de concorrência aplicado às novas mídias na Internet.

Propriedade Intelectual e Direito Concorrencial – compreender a interface do direito concorrencial e da propriedade intelectual nos novos modelos de negócios na Sociedade da Informação com foco no desenvolvimento dos setores produtivos da Economia Criativa.

 

EDITAL – PROCESSO SELETIVO 2020 – PÓS-GRADUAÇÃO

 

Em nome de seu coordenador, Dr. Marcos Wachowicz, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, comunica que se encontram abertas as inscrições para a seleção de novos membros na modalidade pós-graduação (professores, mestrandos, doutorandos), nos seguintes termos:

 

Cláusula 1ª – O processo seletivo compreende as fases de (i) inscrição; (ii) análise das propostas de pesquisa; e (iii) entrevistas.

 

Cláusula 2ª – São requisitos para a participação no processo seletivo:

 

I – Matrícula regular em curso de pós-graduação (strictu ou lato sensu) ou vínculo profissional com cursos de área jurídica ou relacionados com a área de propriedade intelectual e/ou inovação tecnológica em universidade nacional ou estrangeira;

 

II – Observância dos requisitos deste edital e comprometimento com as atividades a serem desempenhadas no ano de 2020/21.

 

Cláusula 3ª –  As inscrições serão aceitas até 23h59min do dia 30 de abril de 2020.

 

Cláusula 4ª – A inscrição será realizada mediante submissão dos seguintes itens ao endereço de e-mail selecaogedai2020@gmail.com:

I – Nome completo e CPF do interessado ou interessada, para institucionalização do/a pesquisador/a como parte do grupo;

 

II – Carta de motivação em formato .pdf ou .docx, com no máximo 2 páginas;

 

III – Proposta de pesquisa, com problema, hipótese, escopo de sumário e breve revisão bibliográfica sobre o tema;

 

IV – O candidato deverá incluir na sua candidatura o seu curriculum vitae, ORCID ou currículo Lattes;

 

  • 1º Em hipótese alguma constituirão critérios eliminatórios o Índice de Rendimento Acadêmico ou eventuais reprovações no histórico escolar do candidato ou candidata;

 

  • 2º Não se exigirá formatação específica ou número mínimo/máximo de páginas para a proposta de pesquisa, priorizando-se o conteúdo e uma escrita clara, sintética e objetiva sobre os interesses e objetivos do candidato.

 

Cláusula 5ª – Após a homologação das inscrições, os candidatos receberão em seu endereço de e-mail informações sobre a data e horário das entrevistas on line a serem realizadas.

 

Parágrafo único. As entrevistas ocorrerão nas dependências da Faculdade de Direito da UFPR, podendo ser realizadas online para os candidatos ou candidatas que não residirem em Curitiba.

 

Cláusula 6ª – O resultado final será divulgado por meio do site www.gedai.com.br a partir do dia 10 de maio de 2020.

 

Cláusula 7ª Após efetiva aprovação no processo seletivo, o pesquisador assumirá os seguintes compromissos:

 

  1. Firmar termo de compromisso de pesquisador para realização do projeto de pesquisa, integrando o GEDAI junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

 

  1. Participar das reuniões, eventos e congressos do Grupo de Pesquisa, ainda que na forma online;

 

  1. Elaborar artigos científicos e outras formas de produção acadêmica, sob orientação e supervisão do Professor Coordenador e eventual apoio de outros pesquisadores do grupo.

 

 

Marcos Wachowicz
Coordenador do GEDAI

Edital completo em arquivo PFD, esta dispoível no link abaixo:

Edital seleção GEDAI 2020 – Pós-graduação

 

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu