Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
curso_de_transformacao_digital.jpg

CURSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ESTRATÉGIA DE REGULAÇÃO DA INTERNET

O curso de transformação digital e as novas estratégias de regulação da Internet será ofertado pelo GEDAI agora em setembro de 2017, estão abertas as inscrições on line.

O Curso terá como base de análise a legislação do Marco Civil da Internet (MCI), contudo, como o MCI pode servir de inspiração para novas estratégias de regulação e desenvolvimento da Internet, no que diz respeito a confiança no ambiente digital como privacidade pessoal e de dados?

É fato que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) – como o blockchain – têm causado nos meios de produção, circulação e consumo de bens, e também a relação entre trabalho e capital. Mais especificamente, os smart contracts (contratos inteligentes), a tecnologia blockchain e a tecnologia de Hyperledger distribuído (DLT) são novas tecnologias com o potencial de transformar radicalmente nossos sistemas econômicos e sociais.

O curso analisa a tecnologia blockchain, smart contracts e Hyperledeger de forma objetiva e clara, demonstrando o potencial tecnológico, seus mecanismos de funcionamento e estratégias para novos modelos de negócios.

O curso explica o Marco Civil da Internet (MCI) com vistas ao uso potencial da tecnologia blockchain de forma aprofundada e objetiva, oferecendo um panorama dos mecanismos que dão base a seu funcionamento. Em quatro aulas, apresentaremos a infraestrutura distribuída que já possibilitou iniciativas como Bitcoin, Ethereum e Hyperledger.

As aulas serão ministradas por professores/pesquisadores sempre focados em utilizar uma linguagem clara e acessível a diferentes públicos.

O curso está programada para 10 encontros semanais todas quintas feiras, das 14hs às 17hs, início no dia 8 de setembro, local da realização será na Faculdade de Direito da UFPR, nos encontros serão abordados os seguintes temas:

 

1. Infraestrutura e acesso – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a formulação de políticas públicas de acesso com vistas a ampliar o acesso da população à Internet e às tecnologias digitais, com qualidade de serviço e economicidade.

 

2. Pesquisa, desenvolvimento e inovação – Neste encontro se analisará a legislação atual com vistas a formular ações para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias com a ampliação da produção científica e tecnológica, buscando a solução de grandes desafios nacionais.

 

3. Confiança no ambiente digital – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a transformar a Internet em um ambiente seguro, confiável, propício aos serviços e ao consumo, com respeito aos direitos dos cidadãos.

 

4. Educação e capacitação – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange formar a sociedade para o mundo digital, com novos conhecimentos e tecnologias avançadas, e aprepará-la para o trabalho do futuro.

 

5. Dimensão internacional – Neste encontro se analisará o disposto no MCI numa perspectiva de atuar internacionalmente buscando a promoção dos princípios de ampliação do acesso adotados no Brasil: desenvolvimento da infraestrutura, acesso, qualidade, menor preço e garantia de direitos.

 

6. Economia baseada em dados – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a desenvolver uma economia brasileira crescentemente digitalizada, dinâmica, produtiva e competitiva, acompanhando a fronteira econômica mundial.

 

7. Mundo de dispositivos conectados – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a acelerar a digitalização de setores produtivos estratégicos e da mão de obra necessária para atuar nestes setores.

 

8. Novos modelos de negócio – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a reconhecer e estimular o papel inovador das plataformas digitais, do comércio eletrônico, das plataformas de economia criativa, e outras formas de empreendedorismo digital.

 

9. Cidadania e governo digital – Neste encontro se analisará o disposto no MCI no que tange a tornar o governo mais dinâmico, mais próximo da população, e mais eficiente para resolver problemas e facilitar a vida do cidadão.⁠⁠⁠⁠

 

10.  Transformação Digital –  Neste encontro se analisará a legislação de propriedade intelectual atual frente as novas formas de criação e reprodução no ambiente digital.

 

11.  Internet das Coisas –  Neste encontro se analisará a legislação atual face os novos modelos de negócios que estão sendo estruturados na Internet das coisas.

 

12. Soluções em Blockchain e Bitcoin –  Neste encontro se analisará a legislação atual face as transações eletrônicas operacionalizada através dos chamados smart contract e realizadas com a tecnologia Blockchain e Bitcoin.

 

Frequência:

Para receber certificação é necessário 90% de frequência.

Curso tem a duração de 30 horas aula.

Inscrições gratuítas – limitadas a capacidade do auditório

 

Público alvo:

O curso tem como público alvo: acadêmicos de direito, servidores públicos, administradores de rede, gestores de Educação a Distância, gestores de Tecnologia da Informação, profissionais da área de internet.

 

 

Objetivo geral:

Compreender os conceitos fundamentais da Sociedade Informacional inserido no contexto do Marco Civil da Internet e sua aplicação na formulação de estratégias para a transformação digital dos processos produtivos

Capacitar profissionais para a tomada de decisões e na formulação de estratégias para a transformação digital, potencializando a participação democrática em todos os setores da sociedade

Capacitar profissionais para compreender a estrutura e a regulamentação jurídica da internet frente aos paradigmas da sociedade informacional com vistas a promoção da cultura, conhecimento e inclusão tecnológica.

Capacitar profissionais para a formulação de estratégias para transformação digital em torno da nova economia e novos modelos de negócio, criando um ambiente habilitador para os impactos transformadores nos processos produtivos

 

Metodologia:

Aulas expositivas com seminários temáticos, com apresentação dos temas propostos.

 

Avaliação:

Avaliação será pela assiduidade, participação em sala, realização de trabalhos e elaboração de um relatório final do curso.

 

Informações e Inscrições on line :

Maiores informações no site

https://www.gedai.com.br/?q=pt-br/content/curso-de-transforma%C3%A7%C3%A3o-digital-e-estrat%C3%A9gia-de-regula%C3%A7%C3%A3o-da-internet

Inscrições gratuítas no link abaixo

https://goo.gl/forms/T2TJpyDA54mlgtyP2

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu