Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Cetic.br publica estudos sobre Inteligência Artificial

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) publicou estudos sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CULTURA: Oportunidades e Desafios para o Sul Global, realizados por Lucia Santaella que é pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O trabalho de pesquisa realizado por Lucia Santaella analisa os impactos que a Inteligência Artificial (IA) tem provocado na cultura. O primeiro plano observa o desafio diante da hegemonia exercida pelas grandes empresas de dados ou big techs sobre o funcionamento da cultura em escala global, com fortes repercussões na ALC.

Como necessário contraponto, manifesta-se, no Norte Global, uma crescente mobilização de IA nas cadeias criativas e de valor alternativas, o que traz para a cultura da ALC um segundo desafio que se acresce ao primeiro: o risco de aprofundamento de uma brecha digital entre Norte e Sul Global.

A pesquisa discute as implicações dos desafios apontados e apresenta recomendações relativas às possíveis
estratégias para seu enfrentamento.

A integra da pesquisa está disponível no link:

https://cetic.br/pt/publicacao/inteligencia-artificial-e-cultura-oportunidades-e-desafios-para-o-sul-global/

Para ter acesso direto ao arquivo da publicação basta acessar o arquivo abaixo:

inteligencia_artificial_e_cultura_UNESCO

Deixe um comentário