XII CODAIP durante o evento serão ofertadas sete oficinas específicas

 

Congresso Internacional em Curitiba abordará os 20 anos da Lei de Direito Autoral e os desafios na INTERNET.

 

Especialistas discutem em Curitiba os Direitos Autorais na INTERNET, analisando os 20 anos da Lei de Direitos Autorais no Brasil e os movimentos internacionais rumo à sociedade democrática do conhecimento.

 

Nos dias 5 e 6 de novembro do corrente ano, o XII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (C0DAIP), terá como temática central os DIREITOS AUTORAIS E AMBIENTE DIGITAL: 20 anos da Lei de Direitos Autorais no Brasil, o evento é realizado pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR) em parceria com a UniCuritiba. O XII CODAIP ocorrerá no Grande Autditório da UniCuritiba situado na Rua Chile n. 1678, em Curitiba. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Em sua 12ª edição, o CODAIP, almeja propiciar um amplo debate entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais sobre a necessidade da reforma da lei autoral dentro do contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira, colaborando com a definição de políticas jurídicas na área da propriedade intelectual.

O evento neste ano terá uma dinâmica concentrada dedicada à discussão dos desafios atuais para os direitos autorais para formulação de uma agenda positiva em questões atuais, tais como: a Gestão Coletiva no Ambiente Digital; o acesso aos Acervos Digitais; o Marco Civil da Internet e a liberdade de criação; a transformação criativa e os conteúdos livres na Internet; a Cultura Digital e uso das obras em Domínio Público; as Novas Tecnologias da Informação e seus impactos na Cultura, Educação, Políticas Culturais, Inovação e Conhecimento.

E, ainda, o XII CODAIP com o intuito de propiciar uma maior integração entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais, durante o evento serão ofertadas sete oficinas específicas, organizadas pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFPR, a saber: OFICINA DE DIREITO AUTORAL e CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA, com a proposta de debate sobre as novas tecnologias inseridas no contexto da “cultura da convergência”; OFICINA DE DIREITO AUTORAL E INCLUSÃO DIGITAL, propondo debater parte da problemática dos direitos autorais relativa às criações destinadas à realização do princípio democrático; OFICINA DE DIREITO AUTORAL e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que propiciam o surgimento de bens imateriais sem a figura do autor intelectual humano sendo um novo desafio a sua tutela jurídica; OFICINA DE DIREITO AUTORAL e CULTURA DIGITAL, analisando o direito além de tutelar a criação em si, mas como instrumento jurídico para o benefício do criador e da sociedade informacional; OFICINA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL e STARUPS, os novos modelos de negócios das starups que são empresas inovadoras que tem como objetivo desenvolver uma nova tecnologia, em condições de extrema incerteza jurídica, ao redor de um produto, serviço ou plataforma; OFICINA DE DIREITO AUTORAL sobre SOFTWARES e ALGORÍTIMOS,  a sociedade e economia são marcadas pela centralidade do software, que garante, cada vez mais, decisões automatizadas nas mais diversas atividades diárias,  a transparência acerca do funcionamento de tais sistemas torna-se uma questão essencial e de interesse público; OFICINA DE DIREITO AUTORAL E SHOWBUSINESS, abordando a questão da cadeia de distribuição de direitos e deveres para aqueles donos e frequentadores do ShowBusiness.

A cada ano o evento se consolida como um grande fórum de debates, abrindo espaço, para apresentação dos trabalhos dos diversos grupos de pesquisa do país que se dedicam ao estudo da propriedade intelectual, neste ano mais de 30 (trinta) grupos de estudos do país e do exterior participam ativamente nos Workshops dos Grupos de Pesquisa previstos na programação, com isso incentivando os estudos jurídicos e o aprimoramento do direito intelectual nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário.

O XII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior – CAPES, da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério da Cultura.

O evento é gratuito e são as vagas limitadas. Para maiores informações, programação completa e inscrição basta acessar o site: http://www.gedai.com.br

Contato por e-mail: gedai.ufpr@gmail.com

Deixe uma resposta

Fechar Menu
pt_BR
en_US pt_BR