Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Pesquisador do GEDAI iniciará Doutorado Sanduíche no Canadá

Pesquisador do GEDAI realizará estágio sanduíche no Canadá com pesquisa voltada à Inteligência Artificial e os Direitos de Propriedade Intelectual

O doutorando e pesquisador do Grupo de Estudos em Direitos Autorias e Industriais (GEDAI/UFPR), Dimitrius Miranda estará realizando no período de outubro a março de 2020 um estágio de Doutorado Sanduíche na Université de Montréal – UdeM (Canadá), tendo com tema de pesquisa a Inteligência Artificial e a Propriedade Intelectual. Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE/CAPES).

Dimitrius Miranda é Doutorando e Mestre em Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, advogado, professor universitário e pesquisador integrante do Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industriais da Universidade Federal do Paraná – GEDAI/UFPR. Com a orientação da profa. Dra. Suzana Leitão Russo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe e coorientação do Profa. Dra. Ysolde Gendreau, da Faculdade de Direito da Université de Montréal, Dimitrius Miranda realizará estágio de “doutorado sanduíche” na cidade de Montreal no Canadá.

Com foco em estudos sobre as relações entre o Direito da Propriedade Intelectual e as novas Tecnologias, o objetivo do Doutorando é pesquisar sobre o desenvolvimento e a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) na Université de Montréal, na busca de conhecer o ambiente tecnológico do Canadá e compreender como funciona a gestão e o sistema legal de proteção da propriedade intelectual de criações desenvolvidas por Inteligência Artificial no país.

O doutorando afirma que “a pesquisa pode se tornar útil para as empresas tecnológicas brasileiras que desenvolvem Inteligência Artificial e necessitam compreender como gerir e proteger sua produção, bem como servir como contribuição para a formulação de políticas públicas e novas regulamentações referentes ao tema. A Inteligência Artificial é uma nova tecnologia que tem realizado uma revolução na indústria mundial, compreender como gerir e proteger o que é desenvolvido por ela pode-se tornar um diferencial competitivo e um passo a mais na busca por Inovação Tecnológica no Brasil”.

Após o seu retorno de estágio de “doutorado sanduíche” no Canadá, Dimitrius Miranda pretende finalizar os estudos relacionados a sua tese de doutoramento e continuar a desenvolver pesquisas juntos ao Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industriais da Universidade Federal do Paraná – GEDAI/UFPR.

Leave a Reply

Close Menu
en_US
pt_BR en_US