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Moda e Impressão 3D: um novo paradigma?

O presente artigo de Maria Victória RochaMarcos Wachowicz analisam o impacto da nova tecnologia de impressão 3D no mundo da moda e do desing.

A Impressão 3D entrou no mundo da moda tarde, em comparação com outras áreas, porque a tecnologia e os materiais não eram adequados para o mundo da moda, com falta de flexibilidade, mas uma vez que entrou no setor da moda, está mudando a forma como esse setor funciona, levando a um novo modelo.

Com essa nova maneira de produzir e distribuir várias questões emergem, muitas delas relacionadas à Propriedade Intelectual

Os produtos que estão na moda muitas vezes são amplamente copiados por imitações e fabricam indústrias semelhantes, levando a indústria de originais de moda a perder dinheiro.

A cópia afeta as indústrias de alta moda.

As empresas de moda rápida que fazem imitações, mesmo antes da venda dos modelos originais, são as mais beneficiadas pela prática, geralmente prejudicando pequenos designers altamente qualificados que não têm maneiras de reagir.

Além disso, a cópia rápida de designers originais os levou a perder dinheiro e, a fim de proteger seus designs, usar marcas registradas no design, levando a menos criatividade, vender linhas de pontes, vender imediatamente e criar suas próprias pontos de venda. Mas a cópia não é apenas de baixo para cima, as normas da alta costura copiam umas das outras para definir tendências.

As agências de previsão de tendências são essenciais para reduzir os riscos da loteria da moda, em todas as empresas, tanto na alta quanto na rápida. Os produtos de moda podem ser protegidos por direitos autorais, modelos e desenhos, marcas comerciais e outros sinais distintivos, patentes e modelos de utilidade, regras contra concorrência desleal, comércio eletrônico, domínio, nomes, leis de publicidade e pelo direito sui generis do produtor de bases de dados . Também pode haver sobreposição de proteções.

Artigo publicado na integra:

Estudos de Direito de Autor e Interesse Público – Anais do XII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (2018: Curitiba, PR) Coordenadores: Marcos Wachowicz, Marcia Carla Pereira Ribeiro, Sérgio Staut Jr e José Augusto Fontoura Costa – ISSN: 2178-745X

Disponível para baixar gratuitamente no link:

http://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2019/06/037-MODA-E-IMPRESS%C3%83O-3D-UM-NOVO-PARADIGMA.pdf

 

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