Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Trade Dress: Uma Análise de Jurimetria com Ferramentas de Inteligência Artificial

I CONCURSO Professor Doutor JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO – APRESENTE SUA TESE NO CODAIP

O Concurso será realizado anualmente em homenagem ao Professor Doutor José de Oliveira Ascensão, jurista luso-brasileiro cujos ensinamentos instigaram a formação de gerações de pesquisadores nos estudos dos Direitos Intelectuais.

A realização do Concurso visa estimular, incrementar e estimular a pesquisa contínua para o progresso científico na área do Direito Intelectual dando maior visibilidade aos estudos e trabalhos de excelência produzidos a cada ano no país e no exterior.

De um total de 26 submissões recebemos para o Concurso Apresente sua Tese no XIII CODAIP, os trabalhos abrangiam desde TCCs de graduação, dissertações, teses de doutorado e de pós-doutorado, vindos de diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

Ficamos surpreendidos com a quantidade e qualidade de pesquisas de peso que tivemos a oportunidade de ler e que abrangem desde temas como Trade Dress e LGPD até o direito aplicável a jogos eletrônicos e o lobby na política de direito autoral.

Aqui apresentamos um dos melhores trabalhos submetidos foi feito pelo pesquisador EDOARDO E. S. GONZALES e agora disponibilizamos na sua integra.

Edoardo Eugenio Sigaud Gonzales

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ex-membro da Diretoria do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa, da Faculdade de Direito da PUC-Rio, e Conselheiro da Comissão OAB Jovem. Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Atuou como consultor jurídico da Agência de Gestão da Inovação da PUC-Rio, e consultor jurídico do Instituto Gênesis da PUC-Rio, departamento da Universidade responsável pela gestão da Incubadora de Empresas. Advogado militante nas áreas de Propriedade Intelectual e Direito Empresarial. Membro da OAB/RJ desde 2002.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7962009357723945

Título da Tese: Trade Dress: Uma Análise de Jurimetria com Ferramentas de Inteligência Artificial

Resumo: O presente estudo busca delinear o instuto do trade dress através de uma revisão teórica da literatura, conjugada posteriormente a uma análise de jurimetria acerca da jurisprudência selecionada, com uso de ferramentas automatizadas (software) de processamento de linguagem natural. O estudo foi conduzido através da seleção de julgados e aplicação de métodos de análise automatizada e testes de hipóteses estatísticas, no intuito de proporcionar melhor compreensão, não apenas de seus aspectos teóricos, mas principalmente de sua efetiva aplicação pelo Judiciário, de modo empírico.

Para ter acesso a integra do trabalho basta fazer o download do arquivo abaixo:

DISSERTACAO DE MESTRADO V.FINAL – Edoardo Sigaud Gonzales

Leave a Reply

Close Menu
en_US
pt_BR en_US