Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Imagem padrão blog

Boletim outubro de 2019

Na edição de outubro de 2019, o Boletim do GEDAI traz cinco publicações de seus pesquisadores de graduação e pós-graduação.

O doutorando Rangel Oliveira Trindade traz importantes reflexões sobre os nomes de domínio e o fenômeno do domain parking. O tema foi objeto de palestra proferida pelo pesquisador em dezembro de 2018, no Rio de Janeiro.

O Protocolo de Madri é abordado com maestria no texto da professora Bruna H. S. Osman e do mestrando Pedro de Perdigão Lana. Visam os autores a diagnosticar alterações na sistemática internacional do registro de marcas brasileiras, tendo como enfoque as marcas e de produtos e de serviços.

Considerando os intensos debates que vêm ocorrendo em torno da regulação da inteligência artificial, os padawans Milena Cramar e João Víctor Vieira Carneiro trazem relevantes considerações sobre o direito autoral em face da composição de música por tais sistemas.

Com qualificado referencial teórico, o estudante João Marcos Hodecker de Almeida aborda a tutela de personagens da ficção pelo direito autoral, com enfoque sobre os super heróis. Unanimemente reconhecidos como ícones da cultura pop, resta todavia a pergunta: o que os protege na vida real?

Já as pesquisadoras Isabella Moreira de Britto e Maria Clara Antunes Moraes versam sobre um tema de grande sensibilidade à economia contemporânea. Buscam as graduandas explicar, em face da crise das grandes livrarias, como a resistência do mercado livreiro às novas tecnologias se relaciona com o direito autoral.

O GEDAI agradece imensamente o esforço de seus membros, bem como o público que prestigia as publicações que vêm sendo desenvolvidas. Aproveitamos para renovar o convite para o XIII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, que contará com pesquisadores renomados e discussões de altíssima qualidade.

May the force be with you!

 

EDITOR COORDENADOR
Marcos Wachowicz

EDITORES
Pedro de Perdigão Lana
João Víctor Vieira Carneiro
Bibiana Biscaia Virtuoso

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter:

Fechar Menu
pt_BR
en_US pt_BR