Imagem padrão blog

Boletim GEDAI Junho 2018

Nesta edição, o Boletim do GEDAI apresenta publicações que expõem desafios da sociedade contemporânea e informacional, sobretudo relacionados aos direitos de autor e às novas tecnologias.

Primeiramente, o periódico traz – na seção referente a trabalhos acadêmicos – seis artigos recentes que discutem temas relativos à propriedade intelectual e aos direitos autorais.

Em “A incidência dos direitos autorais no grafite e suas implicações legais”, os autores Bibiana, Giovana e Rodrigo analisam as consequências da consolidação desta arte de rua, bem como sua relação com a legislação vigente, as políticas públicas e o direito de autor.

O artigo “Memes e web archiving”, de Rangel Trindade e João Marcos Hodecker, traz uma relevante reflexão a respeito do arquivamento de material na internet, levando em consideração as questões atinentes à proteção de conteúdo e de seus criadores.

O autor Igor Andrade aborda, no texto “Deus e o diabo na terra dos direitos autorais: complexidade nas relações entre os direitos dos profissionais em obras cinematográficas”, as temáticas referentes à disputa de direitos de autor em trabalhos que envolvem expressivas particularidades, como é o caso dos produtos da indústria cinematográfica.

No texto “O caráter jurídico dos contratos de transferência de tecnologia e o seu papel na economia contemporânea”, os pesquisadores Bibiana Virtuoso e Fidel Klipstein examinam as peculiaridades dos CTTs, especialmente quando inseridos no contexto econômico e jurídico das sociedades contemporâneas.

O pesquisador Osny Buzzo Jr. apresenta, no texto “O Youtube Gaming pode te dar dinheiro?”, reflexões acerca do direito de autor e seus impactos em produtos de vídeo voltados ao entretenimento, especialmente na plataforma Youtube Gaming.

Por fim, o professor e pesquisador Marcos Wachowicz aborda, em seu texto, os vinte anos da Lei de Direitos Autorais brasileira, ressaltando seus resultados no ordenamento jurídico e avaliando as tendências que devem ser levadas em conta em futuras reformas.

No caderno de Jurisprudência, o boletim analisa um julgado da Vara Única da Comarca da Meleiro (SC), que envolveu a retirada de conteúdo com paródia da internet, pela alegada violação de direitos de autor.

Editor Coordenador:

 Marcos Wachowicz

Editores:

 Heloisa Medeiros

Liz Beatriz Sass

Lukas Ruthes Gonçalves

Rodrigo Otávio Cruz e Silva

Rodrigo Vieira

Ruy Figueiredo de Almeida Barros

Assistentes de Editoração: 

Bibiana Biscaia Virtuoso

Marcelle Cortiano

Sumário:

Editor Coordenador:

Sou um bloco de texto. Clique no botão editar para alterer este texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Editores:

Sou um bloco de texto. Clique no botão editar para alterer este texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Assine o nosso boletim e mantenha-se atualizado!

Fechar Menu
pt_BR
en_US pt_BR